Cuidar da natureza é um dever de todos. Mas são poucas as pessoas e empresas que realmente abraçam esse compromisso. Entre elas, estão as urbanizadoras legalmente constituídas.
Muito diferente do que se pensa, as urbanizadoras são as principais responsáveis por criar cidades sustentáveis, arborizadas, cheias de áreas verdes, com espaços de lazer, graças a um planejamento urbano cada vez mais inteligente e moderno.
Com isso, a sociedade só ganha e, entre os benefícios, está a redução dos impactos no meio ambiente, com a recuperação de áreas degradadas, de leitos de rios e plantios de mais árvores.
É importante a população saber ainda que, antes de uma empresa construtora erguer casas ou prédios, há o trabalho de uma urbanizadora. Afinal, assim como diz no slogan dessa campanha iniciada, “Tudo começa no lote”.
São as urbanizadoras que criam e organizam as cidades para receber os imóveis, com ruas, calçadas, praças e parques, iluminação adequada e toda a infraestrutura necessária para o bem-estar dos moradores, a exemplo de água, esgoto, drenagem pluvial etc.
As obras de um loteamento só começam depois de muito estudo e do aval dos órgãos ambientais competentes. A intenção principal, além da preservação da natureza, é criar mais espaços arborizados, com temperatura agradável, segurança, sem poluição e com incentivos para os cidadãos também serem mais conscientes.
A legislação ambiental brasileira é uma das mais restritivas do mundo e as empresas a seguem à risca. Não se aprova qualquer loteamento, sem antes passar por todos os órgãos responsáveis e estes entrarem em acordo para que um empreendimento imobiliário seja licenciado.
Quando não temos empresas urbanizadoras trabalhando e investindo em projetos de aprovação de terrenos, corremos o risco de invasões de terra sem qualquer compromisso com a legislação. Estes invasores, sim, devastam, degradam e desmatam completamente o local que se instalam.
A degradação é causada, na verdade, por meio de práticas de queimadas criminosas, descarte de lixo, corte de árvores indiscriminadamente, contaminação de córregos e rios, entre outros.
Já as urbanizadoras, preservam, cercam, recuperam nascentes, limpam áreas de preservação e instalam equipamentos, como dissipadores de água pluvial, que evitam erosões às margens de córregos e rios e bolsões de amortecimento, que evitam inundações e tragédias à vida de moradores às margens dos rios e em áreas de risco.
Com isso, percebemos a importância de uma urbanizadora na preservação do meio ambiente e no crescimento das cidades.
Nos acompanhe na série “Tudo começa no lote” e saiba um pouco mais sobre a importância de quem constrói as cidades onde você mora.