Dando início a série Hora de Construir, sobre as etapas de construção de uma casa, aqui vão os primeiros passos, que são os serviços técnicos preliminares. Nessa fase, preparamos o canteiro de obras, que vai ocupar o seu lote, durante toda a jornada de edificação.
A cada postagem, a ITV Urbanismo vai mostrar o passo a passo na construção de uma casa, como forma de ajudar o cliente a concretizar esse sonho e evitar dores de cabeça. Por isso, é importante o futuro morador do imóvel ter o mínimo de conhecimento sobre construção civil, para supervisionar o andamento da obra de forma organizada.
A obra da casa só pode começar quando o projeto arquitetônico for aprovado e liberado pela Prefeitura e associação de moradores, no caso de ser um condomínio fechado, que geralmente tem restrições urbanísticas e precisam ser atendidas nos projetos e na própria edificação. Ainda é preciso a emissão do alvará de início de obra.
O arquiteto e engenheiro contratados devem também emitir um documento chamado Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), junto aos conselhos de arquitetura e engenharia. Este documento é uma exigência legal e pode ser fiscalizado ao longo da edificação pelos órgãos responsáveis, como prefeitura, associação de moradores e os conselhos regionais.
Após a compra do lote, deve ser feito um levantamento cadastral e planialtimétrico. Este estudo é a base para o projeto arquitetônico, desenvolvido por um arquiteto ou engenheiro civil. A melhor indicação é contratar um profissional habilitado para elaboração dos projetos arquitetônicos e estrutural, com experiência comprovada.
O projeto completo inclui o arquitetônico e os complementares, que são terraplenagem, fundações, contenções, estruturas, instalações elétricas, hidráulicas, ar-condicionado etc. O custo deste trabalho gira em torno de 3% do valor total da obra, mas se o profissional for contratado para administrar a construção, pode chegar a 8%, dependendo do prazo de execução, da escolha dos acabamentos, entre outros.
Depois de toda papelada pronta, é feita a contratação de profissionais qualificados para a construção da casa, como pedreiros, serventes, bombeiro hidráulico, eletricista etc. Antes deles colocarem a mão na massa, vem a preparação do lote, que basicamente é a limpeza da camada vegetal do lote e a terraplenagem.
Finalizado o serviço mecanizado de preparação do lote, começa a instalação dos tapumes, que vão dar segurança ao desenvolvimento das atividades, tanto para os operários, quanto aos pedestres, com a delimitação do canteiro de obras.
O gerente de engenharia da ITV Urbanismo, Paulo Saez, recomenda fazer um layout deste canteiro de obras sobre o projeto definitivo, como forma de coordenar os acessos, circulações de produtos e de pessoal, locação de depósitos, carga e descarga de materiais, banheiros provisórios, local para refeições e todas as instalações provisórias de iluminação, água e esgoto, pois nada pode interferir na edificação definitiva.
É importante o cliente estar sempre presente, mesmo se tiver delegado a administração da obra. É preciso atenção a pontos de guarda de materiais, utilização de equipamentos de segurança individuais e coletivos por parte dos operários e visitantes, como capacetes, botas, cintos de segurança para trabalho em altura, andaimes etc. A limpeza e organização nas áreas de trabalho também são muito importantes. “Tenha todo cuidado e preocupação com instalações provisórias de iluminação, pontos de força, elevação de materiais, trabalhos em altura, cortes de materiais e operações de soldagem”, disse Saez.
Verifique se o depósito está bem ventilado e sem umidade. No local, deve ser colocado tudo que deteriora com facilidade, como cimento, argamassa, tintas, ferragens, fiação, canos e madeira. Os tijolos podem até ficar em uma área externa, mas em solo firme e sem umidade. Já a areia e a brita não devem ficar expostas ao ar livre por muito tempo.
Como se vê, além de muito planejamento, dentro do canteiro de obras é preciso disponibilizar o básico para a equipe trabalhar com segurança e conforto. Isso vai refletir diretamente na qualidade da casa, sem desperdícios de material, tempo e evitando imprevistos, acidentes e outros problemas.
No próximo conteúdo, vamos falar sobre a etapa de infraestrutura da casa, com a construção das fundações profundas, blocos de fundação, vigas baldrames, alicerces, impermeabilização dos respaldos e reaterros. Até lá.