Caixa assina convênio com Prefeitura para avaliar imóveis que serão loteados ou reloteados


A partir de agora, proprietários que vão lotear ou relotear áreas têm duas opções para cumprir uma das etapas de liberação dos empreendimentos por parte da Prefeitura de Uberlândia: a de avaliação dos imóveis. Um convênio assinado na manhã desta quinta-feira (1º) pelo prefeito Odelmo Leão permite que a Caixa Econômica Federal também possa fazer esse tipo de trabalho, que até então era exclusivo da Comissão de Avaliação de Áreas da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan).

Rascunho automático 3

Prefeito Odelmo Leão durante assinatura de convênio com a Caixa (Crédito: PMU-Secom)

“O poder público tem que ser um facilitador e zelar pela transparência de seus atos. Atendendo a uma reivindicação do próprio setor imobiliário, agora vamos ter duas opções para que o empreendedor escolha quando entrar com o processo de avaliação, que poderá ser feita tanto pela Comissão Municipal de Avaliação de Áreas quanto pela equipe da Caixa Econômica Federal, que também tem a expertise nesse segmento”, explicou o prefeito.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Rubens Kazuchi Yoshimoto, a lei complementar número 684, publicada em 26 de junho deste ano no Diário Oficial do Município, alterou a lei municipal 523/2011 e abriu espaço para o convênio de prestação de serviço pela Caixa.

“Em termos de tramitação do pedido de parcelamento do solo, o que muda é que o empreendedor declara sua opção de avaliação, se pela comissão da Prefeitura ou Caixa, no momento em que protocola a solicitação junto à Seplan. Se ele optar pela Caixa, o banco vai informar o valor a ser cobrado pela prestação de serviço, que será repassado ao requerente”, disse o secretário.

O superintendente regional da Caixa, Luiz Carlos Alves, destacou que nunca houve um período de parcerias tão positivas entre a Prefeitura de Uberlândia e a instituição financeira. “Isso aconteceu notadamente após o retorno do prefeito Odelmo Leão à gestão municipal. Com autorização especial da nossa diretoria, celebramos mais esse convênio, que coloca à disposição do município o nosso quadro de engenharia. Isso garantirá o selo de qualidade, legalidade e transparência nas avaliações de imóveis”, ressaltou.

O valor do serviço prestado pela Caixa vai depender do projeto apresentado pelo empreendedor e o pagamento será feito por meio da Prefeitura, que fará o repasse para o banco. Para os casos de análise pela Comissão de Análise de Projetos, não há custo extra para o loteador.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *