Quer encher o prato, mas manter a boa forma? Coma muuuuita alface.
Cerca de 100 gramas da hortaliça, que corresponde em média a 12 folhas, não passam de 15 calorias. Enquanto 100 gramas de arroz cozido, por exemplo, correspondente a 3 colheres de sopa, chegam a 130 calorias.
É claro que nenhum alimento sozinho emagrece, se você não mantiver uma vida ativa e hábitos saudáveis. Também não dá para viver só de alface. Mas experimente comer a folhagem como entrada do almoço e jantar. A saciedade por causa das fibras e da água vai ajudar a comer bem menos na hora que chegar a vez do prato principal, além deixar o seu intestino em dia.
Fonte: Freepik
A alface também tem vitamina A, C e K, sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo e antioxidantes, magnésio e potássio, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico, fortalece os ossos, reduz a pressão arterial e o colesterol. A lactucina ajuda a diminuir a ansiedade e a insônia e a luteína e a zeaxantina são armas a favor dos olhos, entre uma porção de outros benefícios.
Quem não teve o hábito de comer salada na infância, geralmente sofre para se acostumar na fase adulta. Mas devagar e sempre, o paladar se acostuma e vira um hábito. Comece duas vezes por semana, três, quatro….até passar a ser de uso diário.
Alguns acompanhamentos, temperos e molhos podem melhorar ainda mais essa relação. Faça experiências com mostarda e mel, limão e pesto e outros. Tem a tradicional dupla de alface com tomate, mas pode incrementar com rúcula, brócolis e muçarela de búfala, por exemplo. Na salada primavera, a alface americana se mistura à alface crespa e ganha ainda tomate cereja, palmito e manga.
Fonte: Freepik
A alface pode ser americana, crespa e roxa. Os 3 tipos são cultivados no projeto Horta lá de Casa, no bairro Novo Mundo, em uma parceria entre a ONG Ação Moradia e a ITV Urbanismo, como forma de garantir uma alimentação orgânica e saudável para os moradores dos loteamentos e gerar renda para as famílias em risco social da região do Morumbi, em Uberlândia.
Como é consumida crua, é preciso caprichar na higienização das folhas para tirar insetos ou fungos. Mas como as alfaces da Horta Lá de Casa são livres de agrotóxicos e outros aditivos químicos, basta lavar em água corrente e filtrada. Além de crua em saladas e no sanduíche, a alface pode ainda ser refogada e fazer parte de algumas receitas, como sopas, sucos, tortas e patês.
Na hora da compra, opte pelo alimento fresco, de cor brilhante, firme e sem manchas. Não compre as que estiverem amassadas, amareladas, furadas e com pontos escuros. Como estraga rápido, o ideal é conservar na geladeira dentro de saco plástico por no máximo 4 dias.
Não há uma quantidade ideal indicada para consumo, mas recomenda-se de 6 a 8 folhas por dia. Quem tem restrição de potássio, como pacientes com insuficiência renal, deve ficar atento com o excesso da hortaliça. O ideal é maneirar na quantidade ou consumi-la cozida e jogar fora a água do cozimento.
Bom apetite!