Você se lembra apenas que a Independência do Brasil foi um grito dado por Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga?
Como esse 7 de setembro caiu em plena segunda-feira, dando uma esticadinha no fim de semana, que tal você tirar parte do seu tempo livre no feriado para relembrar como chegamos a esse ponto?
Uma das embarcações usadas pela corte real para chegar ao Brasil (Arquivo Nacional)
1– Chegada da família real
Dom João VI e Carlota Joaquina em pintura oficial – Wikimedia Common
Como todo mundo sabe, foi Portugal quem descobriu o Brasil em 1500, quando Pedro Alvares Cabral acabou desviando de uma rota para as Índias. Em 1808, fugida do exército francês de Napoleão Bonaparte, toda a família real veio para a colônia. O rei de Portugal era o rei Dom João VI, que era casado com Carlota Joaquina.
2 – Mas eles fugiram de que?
Napoleão Bonaparte (Pixabay)
Em 1806, o imperador da França, Napoleão Bonaparte, determinou que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra. Dom João VI, para garantir que Portugal continuasse independente, trouxe a família, os ministros e centenas de empregados para o Brasil.
3 – Dom Pedro I assume o poder
Em 1815, Dom João VI decretou que o país se tornaria parte do Reino Unido e deixaria de ser colônia. Mas, tudo isso gerou impostos que dificultaram a vida da população. Ao mesmo tempo, Portugal vivia uma crise política e o rei precisou voltar para a terra natal. Assim, Dom Pedro I, seu quarto filho com a rainha Carlota Joaquina, assumiu a frente dos negócios.
4 – E a independência?
Obra estudo para Independência ou morte, óleo sobre tela (1886)
O príncipe se aproximou da elite agrária, que estava preocupada com a possibilidade de recolonização. Defendendo esses interesses, nas margens do rio Ipiranga, a Independência do Brasil foi declarada no dia 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I, que se tornou o primeiro imperador do país.
Gostou? Deixe um comentário para nos incentivar a trazer mais curiosidades como essa. Bom descanso!