Assim como no mundo da moda, onde cada estação tem uma nova tendência de roupas, sapatos e acessórios, no mundo da construção civil também existem suas apostas. Mas trocar o azulejo do banheiro não é tão simples como mudar de calça não é mesmo? Por isso, é bom contar com a ajuda de um profissional para escolher o melhor material, de acordo sua necessidade e bolso.
Pensando nisso, a ITV Urbanismo falou com a arquiteta e designer de interiores Cláudia Schiavinato, para ela dar dicas de revestimento recomendados para sua casa ou escritório.
A escolha do material vai depender de quanto você quer gastar, onde será feita a obra e qual seu gosto pessoal.
Segundo Cláudia, o que ela mais recomenda são porcelanatos retificados em grandes formatos e cores mais neutras, porque podem ser aplicados na maioria dos ambientes e são atemporais.
Já para quem quer ficar na moda, os porcelanatos grandes com aspecto de mármore estão em alta e, segundo a designer de interiores, é uma tendência que vai perpetuar por um bom tempo.
Porcelanato com aspecto de mármore. Foto de banco de imagens gratuito – Freepik
Cláudia chama a atenção também para a escolha do rejunte adequado para cada revestimento e ambiente. “Geralmente, não se deve usar revestimentos próprios para ambientes internos em ambientes externos. Pisos podem ser utilizados em paredes, porém revestimentos de parede jamais devem ser utilizados no chão, porque não são tão resistentes”, afirmou. De acordo com a designer, o ideal é que um profissional esteja acompanhando a obra e avalie cada caso de forma individual.
Além dessas dicas, é importante deixar claro que existe uma infinidade de opções. Confira as mais populares a seguir:
Ladrilhos hidráulicos
Fotos de banco de imagens gratuito – Pixabay
Esse estilo de revestimento consiste em quadrados de cimento pequenos, pigmentados e desenhados que juntos formam um mosaico, formas geométricas, desenhos psicodélicos, florais, enfim, o que for do gosto de quem está construindo. Geralmente são usados em decoração de interiores.
Pastilhas
Fotos de banco de imagens gratuito – Pixabay
As pastilhas são caracterizadas por possuírem diversas formas de uso e serem feitas de materiais variados. Algumas podem apresentar textura antiderrapante, o que faz com que sejam muito usadas em pisos e paredes de banheiros e áreas molhadas.
Você pode encontrar pastilhas de vidro, porcelana, mármore, PET reciclado, coloridas, de uma cor só, ou seja, opção é o que não falta.
Madeiras
Fotos de banco de imagens gratuito – Pixabay
O revestimento amadeirado é uma forma de trazer texturas diferentes para o ambiente. Algumas das grandes vantagens é que a madeira combina com praticamente tudo, possui diversas possibilidades de acabamentos, como rústico ou lixado, além de ser um bom isolante térmico e acústico.
No entanto, ao escolher esse material, é importante o acompanhamento de um bom profissional que indique a madeira mais adequada para áreas externas, pisos, internas, para que não se torne um prejuízo devido aos cupins ou até mesmo ao tempo.
Mármore
Fotos de banco de imagens gratuito – Pixabay
Embora seja mais comum em forma de piso, o mármore se mostrou um ótimo revestimento para paredes, balcões e fachadas. É extremamente resistente e luxuoso, as pedras podem ser utilizadas por cima de um ambiente pronto, o que agiliza a reforma, e existem em diversas cores e texturas. Geralmente são usados em tons escuros ou branco.
Granito
Fotos de banco de imagens gratuito – Pixabay
O granito é uma rocha composta de diversos minerais. Isso faz com que apresente um tipo de estampa natural, em um mix de cores frias, que resulta em um revestimento de extremo bom gosto. É uma pedra muito usada em ambientes internos, principalmente cozinhas e banheiros, mas que hoje, dependendo do gosto e das adaptações de um profissional, pode funcionar muito bem em todos os ambientes. Outro ponto a considerar é a durabilidade e resistência desse material, afinal é uma rocha que dificilmente quebra ou se desgasta.
Painéis 3D
Fotos de banco de imagens gratuito – Pixabay
Esse revestimento feito de gesso é uma saída de baixo custo de material e mão de obra. Os painéis podem ser moldados de diferentes formas e texturas e geram uma riqueza de detalhes que muda completamente o ambiente. O material utilizado permite uma decoração neutra e prática, seja em construções comerciais ou residenciais. Vale considerar que é pouco resistente a arranhões e sujeiras além de se desmanchar em contato água.
Quer saber mais? A revista Gazeta do Povo publicou 10 tendências para revestimentos, de acordo com o que foi discutido na Expo Revestir 2020, evento considerado a “Fashion Week” da arquitetura. Sempre consulte um profissional qualificado antes de tomar qualquer decisão.