Em 31 de agosto de 1888, São Pedro de Uberabinha foi emancipada. O pequeno lugarejo era de longe o que hoje é a segunda maior cidade de Minas Gerais, inclusive tinha um nome bem diferente. A mudança oficial da nomenclatura para Uberlândia, que significa terra fértil, só aconteceu em 1929.
Já são 132 anos, mas quase nada se comparado às mais antigas do Brasil, como Cananéia (SP), com 488 anos, Vila Velha (ES) e Olinda (RE) com 485, Salvador (BA) com 475 e São Paulo com 466 anos. Tanto que, em Uberlândia, muitas pessoas ainda conseguem contar histórias que presenciaram ou ouviram do pai ou do avô de quando a cidade dava os primeiros passos rumo ao progresso.
Aquele ano de 1888 é um passado bem presente na história dos moradores e ficou marcado com outros acontecimentos importantes tanto no Brasil, como no mundo.
Você consegue se lembrar o que mais aconteceu nessa época? Vamos refrescar sua memória.
1 – Viaduto do Chá
Acervo: IBGE
O primeiro viaduto de São Paulo e hoje símbolo da capital paulista foi iniciado em abril de 1888. Idealizado pelo arquiteto francês Jules Martin em 1877 e inaugurado apenas em 6 de novembro de 1892, a construção foi projetada com armações metálicas e assoalho de madeira, que acabaram cedendo com o tempo e substituídos por vigas de concreto. Um mês de iniciados, os trabalhos foram interrompidos por causa da resistência da população, entre eles o Barão de Tatuí, dono de uma das casas que foram desapropriadas. As obras retomaram em 1889.
2 – IBM
Site: IBM
Acredite se quiser, mas a gigante IBM foi fundada em 1888. Tudo começou quando o estatístico estadunidense Herman Hollerith criou diversas máquinas elétricas que permitiram a soma e a contagem de dados para o censo habitacional do seu país, que eram representados pelas perfurações em uma fita de papel. Os resultados do censo dos Estados de Unidos de 1890 foram fornecidos após 3 anos e, com isso, fez-se uma economia de vários anos de trabalho. Hoje, a IBM é considerada da maior empresa de TI do mundo, com seus poderosos computadores e redes globais.
3 – Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida
Flicker
A Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), foi inaugurada em 1888 e é o primeiro templo do Brasil reconhecido como basílica pelo Vaticano. O templo, ligado ao Santuário Nacional por uma passarela suspensa, abrigou, até 1982, a imagem considerada milagrosa de Nossa Senhora Aparecida. O título de basílica foi oficializado em setembro de 1909. Como presente pela nomeação, o Papa Pio X enviou fragmentos dos ossos e uma pedra com sangue do São Vicente, mártir espanhol do século 4.
4 – Brahma
Site: Brahma
A Companhia Cervejaria Brahma foi fundada em 1888, no Rio de Janeiro, que na época era a capital do Império, pelo suíço Joseph Villiger, com o nome de Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia. A oficina na rua Marquês de Sapucaí, onde mais tarde ocorreria o desfile das escolas de samba, fabricava cerca de 12 mil litros de cerveja por dia. Há três histórias sobre a escolha do nome: a atração de Villiger pela cultura indiana; a admiração pelo compositor Johannes Brahms; e uma homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Bramah.
5 – Pneu
Site: Dunlop
Em 1888, John Boyd Dunlop criou o pneu. O inventor escocês teve a ideia quando olhava o filho andando em um pavimento de pedra com um triciclo de rodas de borracha sólida. Como o veículo andava muito devagar e era desconfortável, Dunlop enrolou as rodas com folhas de borracha muito finas, colou-as e encheu-as com uma bomba de bola de futebol. Logo, ele patenteou a ideia e começou a desenvolver a sua invenção, criando assim a Dunlop Pneumatic Tire Co. Ltda. Em 1890, a primeira fábrica abriu em Dublin, na Irlanda. Antes disso, as rodas eram de madeira, ferro ou materiais compostos.
6 – Lei Áurea
Arquivo Nacional
Essa provavelmente você já conhecia. Em 13 de maio de 1888 foi extinta a escravidão no Brasil. A Lei Áurea ou Lei Imperial 3.353 libertava cerca de 700 mil escravos, num país com então 15 milhões de habitantes. O número de escravizados na data não é tão expressivo tendo em vista um grande contingente de libertos já existentes. O projeto foi elaborado e apresentado ao Senado Imperial pelo senador Rodrigo Augusto da Silva e a lei sancionada pela Princesa Isabel, que exercia a função de Princesa Regente, já que seu pai, o imperador Dom Pedro II, estava fora do país para tratar de saúde.
7 – Fernando Pessoa
Em 13 de junho de 1888, em Lisboa, nascia Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da literatura portuguesa e mundial. Embora tenha tido uma carreira literária produtiva, o único livro de poesia em português que publicou em vida foi “Mensagem”, de 1934. Como foi alfabetizado em inglês, devido à carreira diplomática do padrasto, escreveu a maioria de seus livros nesse idioma, conciliando o ofício de escritor com o de tradutor, tendo traduzido importantes autores, como Shakespeare. Faleceu na cidade natal, em 1935, mas continua presente com toda a força e originalidade de sua obra.
8 – Van Gogh
Autoretrato
Essa é a história mais famosa do mundo da arte moderna, que aconteceu em dezembro de 1888, na cidade francesa de Arlens. Mas até hoje, não se sabe ao certo porque o pintor holandês Vicent Van Gogh cortou a própria orelha e levou para uma mulher em um bordel. Na época, Van Gogh era um pintor desconhecido e tinha fama de deprimido. Ao longo da vida, nunca vendeu um único quadro e vivia às custas do irmão Theo. Na véspera do episódio, ele soube que o irmão iria se casar e tinha tido um desentendimento com o amigo e pintor francês Paul Gauguim.