De maio a setembro, as flores dos ipês colorem a paisagem monocromática do Cerrado, em meio à seca do inverno. As espécies florescem em períodos diferentes da estação. O primeiro a dar o ar da graça é o ipê-rosa, seguido do branco e do amarelo. Em agosto, é preciso atenção redobrada para apreciar os ipês-brancos, que florescem por apenas 2 dias.
Segundo o agrônomo Luiz Carlos de Carvalho, no Brasil, há mais variedades de ipês, mas a árvore pode ser encontrado em quase todo continente americano, desde o México até a Argentina. “Os ipês-rosa vêm no fim de maio e início de junho e duram de 8 a 10 dias no máximo, depois vem os brancos, que são lindos, mas são muito rápidos, e os amarelos, que dão várias floradas e podem ficar até uns 20 dias floridos”, afirmou o agrônomo.
E em homenagem à espécie que carrega as cores da bandeira nacional e é a flor símbolo do Brasil, a ITV Urbanismo lançou, em 2012, o condomínio Estância dos Ipês, em Uberaba, com mais de 310 mil m² de área verde. Em 2016, foi a vez da ITV lançar o Reserva dos Ipês, em Uberlândia, também em uma referência ao ipê-amarelo e com os mesmos objetivos de proporcionar aos clientes o contato com à natureza.
Em 1961, o presidente do Brasil, Jânio Quadros, declarou o ipê-amarelo como a flor nacional, ao lado o pau-brasil, considerada desde então a árvore nacional. O nome, ipê, vem do tupi e quer dizer árvore cascuda.