Morar em uma casa, ter mais espaço para se divertir, mais contato com a natureza e escolher o projeto dos seus sonhos, com aquele Arquiteto descolado e que atenda às suas necessidades. Todos esses benefícios você já deve ter imaginado mas, na hora de tomar a decisão entre comprar uma casa pronta ou construir é melhor pensar bem e avaliar inúmeros fatores, como sua habilidade em administrar ou escolher uma boa equipe que o faça, ou ainda o tempo disponível, o valor a ser investido e ainda planejar tudo com sua família.
Claro que a primeira impressão que se tem é que construir uma casa do zero pode ser mais barato, como de fato é. Você ainda tem a vantagem de escolher um projeto personalizado, de acordo com as suas necessidades específicas, optar pelo melhor acabamento, item que consome uma boa parte do orçamento final e ainda não precisar adaptar uma casa com reformas, que seria o caso de uma casa comprada pronta.
Embora todas essas considerações sejam bem racionais, cabe lembrar o outro lado da moeda: uma casa pronta você adapta às suas necessidades e pode mudar muito antes do que construir do zero. E ainda, se você não tiver paciência para administrar uma obra, pode incorrer em riscos que, no final podem tornar a casa que você construiria do zero, mais cara do que aquela comprada pronta.
No site G1, da Rede Globo você pode ler essa matéria completa sobre o tema. Leia atentamente e faça a melhor escolha.