A doação dos 350 mil m² de área da Ceasa, por parte da ITV Urbanismo, ocorreu em duas fases. A primeira, de 308 mil m², foi transferida em outubro de 1977, antes da inauguração da unidade. Já em 2015, uma outra parte, de quase 42 mil², também foi doada.⠀A Ceasa de Uberlândia é a segunda do Estado, criada 4 anos depois da de Belo Horizonte e no mesmo período da unidade de Caratinga, no Vale do Aço. Nos dias em que o mercado é mais forte, cerca de 9 mil pessoas passam pelo entreposto de Uberlândia, que conta com 114 empresas, 364 produtores rurais cadastrados para vender, em um total de 3.300 empregos diretos gerados.
Ali ao lado da Ceasa, até há uma década, ficavam as fazendas Lagoinha, Tenda, Olhos D’água e Marimbondo, que foram dando lugar aos loteamentos. Primeiro surgiu o bairro Novo Mundo, em setembro de 2009, com 861 lotes. Em seguida veio o loteamento Vida Nova, lançado em dezembro de 2012, com 750 lotes. Em março de 2014, foi a vez do Bem Viver, com 636 lotes e por último o condomínio Reserva dos Ipês, com 461 terrenos. “Essa nova área, os Lotes Empresariais Leste, destinada apenas às empresas, foi inaugurada agora, mas começamos muito antes, ainda na época do meu pai, Genésio de Melo Pereira. Primeiro, doando a área da Ceasa, depois fazendo o bairro Jardim Sucupira, há 20 anos, onde construímos o primeiro bolsão de contenção de Uberlândia e depois criando o Novo Mundo”, disse Mauro de Freitas Pereira, presidente da ITV Urbanismo.
Os novos Lotes Empresariais Leste, segundo Mauro de Freitas, foram iniciados há 1 ano, como forma de dar continuidade a esse perfil de atrair empresas para aquela região, por ser um local estratégico, de fácil acesso às rodovias, ao centro da cidade, ao Aeroporto de Uberlândia, em frente ao campus Glória da UFU. Entre os novos moradores deste loteamento já está a empresa RTE Rodonaves no Brasil, transportadora de cargas com sede em Ribeirão Preto (SP), criada há 38 anos. campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o bairro Novo Mundo, não imaginam que, há apenas 10 anos, aquela região era praticamente toda formada por plantações de soja. Tudo começou a mudar em 1978, com a inauguração da unidade local da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa-MG), construída em uma área doada pela ITV Urbanismo. Mas só três décadas depois, em 2009, a loteadora de 82 anos deu início ao bairro Novo Mundo, com 2.708 lotes comercializados, até chegar hoje, no lançamento dos Lotes Empresariais Leste, às margens da BR-050, com acesso à nova marginal, rede pluvial enterrada e bolsão de contenção para receber a água da chuva.