Nos registros da Prefeitura, não há data de lançamento do bairro Tubalina, mas no arquivo da ITV Urbanismo, em duas pastas de papéis amarelados, dão conta de que, há exatos 70 anos, a extinta Fazenda Tubalina foi registrada em 17 de novembro 1949. Até então, Uberlândia se limitava até o rio Uberabinha, mas a ITV, na época com o nome Empreza Immobiliaria Uberlandense, fez o inimaginável e atravessou o curso d´água, dando início a zona oeste e parte da zona sul.
A Fazenda Tubalina foi comprada, em 1948, pelo ex-prefeito Tubal Vilela da Silva. A propriedade de 745 hectares fazia parte da Fazenda Capim Branco do coronel Marcos de Freitas Costa. A intenção, segundo uma carta escrita por Tubal Vilela, no ano da compra, era dividir a fazenda em pequenas glebas para que fossem feitas chácaras, aviários, pedreiras, olarias e, em uma outra parte, prédios, ruas e praça.
Como forma de dar oportunidade para pessoas com menor renda de adquirirem um terreno para construir e morar, o ex-prefeito doava telhas e tijolos. “Se não fosse isso, acho que a gente morava até hoje de aluguel. No início, eu estranhei o bairro, mas hoje estamos dentro da cidade”, disse Antônia de Souza, moradora desde 1944. Ainda segundo o historiador Oscar Virgílio Pereira, pela primeira vez na história de Uberlândia, as vendas de lotes eram feitas em prestações e com inscrições no registro de imóveis.
Logo, logo, o bairro ganhou companhia. Da área da Fazenda Tubalina nasceu ainda o bairro Jaraguá, em 1964, onde já estava, desde 1962, o 36º Batalhão de Infantaria Motorizado, construído em uma área de 166.187 m², doada pela ITV Por isso, por muito anos, a sede do Exército foi carinhosamente chamada pelos jornais como Águia da Tubalina.
Já sob a administração do Grupo Carpe, formado pelos descendentes de Genésio de Melo Pereira e Helvécio Alves Carneiro, que adquiriu a ITV em 1972, a loteadora ainda construiu os bairros Planalto, em 1982, e o Planalto 2, em 1986, onde foram doados 120 mil m² para a construção do Cemitério Campo do Bom Pastor. Em 1983, nasceu ainda o bairro Santo Inácio e, por fim, o São Lucas, em duas etapas em 1992 e 1995.