O home office ganhou espaço nos últimos anos, com o crescimento do trabalho autônomo.
Mas para que o serviço renda mais, é preciso ficar atento a uma série de detalhes e o principal deles é a iluminação.
Por isso, é importante criar um home office bem iluminado, com janelas amplas, tanto para você aproveitar a luz solar e economizar energia, como para você ficar em um local arejado.
Além disso, a luz do sol é saudável, melhora a qualidade do sono a noite, o humor e libera endorfinas em seu cérebro, deixando você mais ativo. Quem nunca ouviu a avó ou a mãe falar algo como “este menino precisa pegar sol”?
Por isso, tenha a sua mesa próxima a janelas e deixe-as abertas para que o ar circule, sempre que possível.
Coloque cortinas translúcidas nas suas janelas
Para evitar reflexos e calor nas horas que o sol está mais forte, proteja a janela com uma cortina translúcida. Assim, os raios solares vão passar de forma mais amena, deixando seu home office bem iluminado, mas sem causar desconforto aos olhos.
As paredes coloridas com um tom mais claro também facilitam na iluminação do ambiente.
Que tal investir em luzes artificiais?
Caso precise trabalhar a noite, deve escolher bem a luz, posicioná-la corretamente e até atentar para a temperatura da lâmpada. A melhor escolha são lâmpadas de LED, por serem versáteis, econômicas e mais sustentáveis.
O ideal é que a lâmpada fique acima de você, direcionada para baixo e com boa destruição. O foco de luz precisa estar atrás do monitor do computador para evitar reflexo.
Uma luminária de mesa também pode ser bem útil em dias mais nublados ou quando cai a noite. Outra maneira de ter um home office bem iluminado é com fitas de LED instaladas nos móveis.
Gostou das dicas? Veja também como montar seu home office do zero.