Lote ou imóvel pronto: 3 dicas para decidir entre uma casa ou um lote


Você está se perguntando se deve comprar um lote para construir ou uma casa pronta? Calma, nós vamos te ajudar. Em momentos decisivos como esse, é preciso organização, planejamento e avaliar a melhor opção, de acordo com sua necessidade, para evitar arrependimentos no futuro.

Comprar uma casa já pronta pode até parecer o caminho mais prático, pois o trabalho é apenas de se mudar. Mas você já pegou uma chave na imobiliária, entrou na casa e pensou “ótimo, mas o banheiro é muito pequeno”?

Pois é. O imóvel pronto, além de geralmente precisar de uma reforma, devido ao desgaste do tempo, pode não estar exatamente do jeito que você gostaria.

De um jeito ou de outro, é preciso avaliar com calma, antes de tomar uma decisão. Pensando nisso, preparamos três pontos para você se atentar antes de dar o primeiro passo.

Economia

O primeiro passo para quem busca um lugar para morar é avaliar o orçamento. Comprar uma casa pronta evita muita dor de cabeça. Mas comprar um lote e construir do zero fica até 40% mais barato. Além de escolher pessoalmente a equipe, tamanho e andamento da construção, o morador tem opção de escolher os materiais de acordo com o próprio gosto e bolso.

Alguns profissionais individuais ou microempresas podem auxiliar com a engenharia e arquitetura, reduzindo custos sem comprometer a qualidade da obra. A dica, nesse momento, é estudar bastante o projeto da nova casa.

Você pode ainda fazer a casa aos poucos, conforme suas prioridades financeiras. Depois de se mudar, o valor que você economizou no aluguel é o suficiente para investir na obra.

Urgência

Outro ponto a considerar é o tempo. Se o que você precisa é de um lugar para se mudar na semana que vem, construir do zero com certeza não é a melhor escolha. Obras levam meses e até anos para ficarem prontas e a ansiedade pode atrapalhar o resultado final. Nesse caso, opte pelo imóvel pronto.

Mas, se o tempo não é um problema, o lote possibilita uma gama de opções. Para isso, cabe um planejamento, com um cronograma estratégico que auxilie no gerenciamento da construção. Hoje, a internet disponibiliza alguns aplicativos que te ajudam a organizar as etapas e visualizar melhor suas escolhas.

Se você não tem tempo de acompanhar a construção, a alternativa é contratar um arquiteto, engenheiro ou construtor para administrar a obra, mas o serviço geralmente é cobrado à parte do projeto.

Estética e burocracia

Para reformar uma casa, com mudanças estruturais, como quebrar paredes, é preciso de auxílio profissional e, em alguns casos, o proprietário corre o risco de não ser autorizado. Além disso, é importante verificar se o bem tem dívidas, hipotecas ou faz parte de um inventário. Nesse caso, os encargos de escrituração ficam totalmente por conta do comprador e não costumam ser baratos.

Quando o foco é construir do zero, depois de escolher a equipe e definir suas prioridades, o próximo passo é aprovar o plano na prefeitura. Para isso, é necessário a assinatura do engenheiro civil ou arquiteto e as documentações que garantem que o terreno é regular e está pronto para construir. No site da Prefeitura de Uberlândia está a lista de documentação necessária para construir. Lá tem também o alvará em um clique, recurso que possibilita acompanhar e emitir o documento online. Lembrando que tudo isso varia de um município para o outro.

Em São Paulo, o passo a passo para se fazer uma casa pode ser encontrado no site da Prefeitura, tanto para construção como para reforma. Mais informações podem ser encontradas do código de obras da sua cidade, disponível em versões online.

Recapitulando, ambas as opções possibilitam a realização do sonho da casa própria. O que você precisa decidir é: quero evitar o trabalho e me mudar para uma casa que gostei ou construir cada cantinho do lugar dos meus sonhos? Se sua escolha for a segunda opção, conheça nossos empreendimentos! Estaremos ao seu lado em cada momento dessa conquista.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *