5 estilos de casa para se inspirar
A hora de construir a casa própria é um dos momentos mais importantes da vida. Afinal, é lá, onde você quer passar os próximos anos e ninguém troca de casa, como troca de sapato.
Por isso, é tão importante ter um projeto arquitetônico assinado por um profissional da área, que vai saber o melhor caminho, de acordo com as suas possibilidades e sonhos.
São tantas dúvidas. Qual tipo de cobertura escolher? O tamanho dos ambientes? Cores? E a decoração então, nem me fale! É muito para pensar.
Confira abaixo algumas alternativas de estilos para se inspirar nesse desafio!
1. Contemporânea
Se sua família é formada por pessoas ligadas em tendências e arte essa casa combina perfeitamente com vocês.
As construções contemporâneas são caracterizadas por um uso racional e planejado dos recursos naturais, janelas de grandes dimensões, traços irregulares, além dos materiais mais atuais e econômicos que a indústria produz hoje.
A ideia é uma casa com o que há de mais atual na arquitetura, com abuso de formas artísticas e inovadoras, sem perder as qualidades estéticas que não podem ficar de lado.
2. Moderna
As casas modernas são caracterizadas por valorizar formas geométricas básicas, possuir ambientes integrados e muita iluminação natural. Esse estilo foi uma inovação do século XX e é usada até hoje por muitos arquitetos por ser simples e sóbrio.
Geralmente casas modernas possuem fachada livre, janelas em fita, terraço jardim e planta livre, o que permite uma variedade de tamanhos e formas.
Apesar de nos primórdios ser um estilo elitizado, hoje em dia é muito utilizado em ambientes pequenos por ter um grande aproveitamento de espaço.
3. Clássico
Conhecido por ser o estilo que nunca sai de moda, as casas clássicas são de extremo bom gosto. Cores neutras, planta simétrica, linhas retas e uma fachada alta e segura. É o estilo daqueles que procuram uma casa elegante.
A arquitetura clássica comporta ambientes espaçosos, permitindo grandes lustres, mesas, tapetes e tudo mais que a imaginação permitir. Geralmente os espaços são divididos por paredes e mobiliados com muita madeira e veludo.
Por serem inspiradas em padrões de arquitetura greco-romana, as casas clássicas costumam ser projetadas em materiais como pedra e concreto e marcadas por colunas.
4. Colonial
Apesar do nome, não se sinta antiquado por gostar desse estilo, porque, além de muito sofisticado, é um dos mais aconchegantes e bonitos. As casas coloniais geralmente nos lembram as de fazenda, ou então, as cidades históricas que mantém um cenário de época.
Grandes janelas, grandes portas, objetos antigos para todos os lados. É ideal para quem se encanta com antiguidades e procura um espaço com criatividade e história para contar.
Nessas casas você irá encontrar tijolos, telhas, forros e alpendres, como as casas de vó, com cheiro de café e muitas memórias. Imagina tudo isso unido a um ambiente de condomínio fechado, com a tranquilidade das cidades pequenas, porém dentro da cidade grande?
5. Futurístico
A arquitetura futurística ressalta acima de tudo, a tecnologia. Esse estilo comporta formatos exóticos, inspirados principalmente em ficção científica, com cores predominantemente brancas ou cinzas.
Vale lembrar que o ideal nesse estilo é não se apegar a padrões, afinal para quem se encanta pela a arquitetura futurista, inovação é o mais importante.
São casas inteligentes e sustentáveis que oferecem muitas possibilidades e não respeitam nenhuma regra. Se você e sua família são pessoas que valorizam funcionalidade e flexibilidade, é o estilo ideal.
Aqui deixamos a dica para você acompanhar os empreendimentos que estão por vir! Afinal se você se atrai por inovações, não perde por esperar.
Então, conseguiu decidir?
A ideia de construir sua casa é valorizar ainda mais a sua personalidade e o seu conforto. Não é muito mais gostoso chamar de lar um espaço que é a sua cara? Aproveite nossas dicas e mãos à obra!