Saneamento é básico e pode prevenir 4 problemas comuns


Quando você visita um loteamento, quais são as primeiras coisas que você avalia antes de fechar negócio? Geralmente, o cliente olha a localização da área, onde fica o terreno, se há comércio e, quando é um condomínio fechado, verifica se tem piscina, área de lazer, salão de festas, etc.  Mas pergunte a um engenheiro sanitarista o que ele faz e esse profissional, com o dia comemorado nesse 13 julho, vai explicar que uma parte importante dos empreendimentos fica literalmente debaixo da terra.

Saneamento é básico e pode prevenir 4 problemas comuns
Foto: Freepik

Assim que uma área começa a ser loteada, os primeiros trabalhos das empresas urbanizadoras são as obras de saneamento básico, incluindo a distribuição de água de qualidade, coleta de esgotos e manejo da água das chuvas. As prefeituras são obrigadas a entregar os serviços, incluindo a coleta de lixo, mas são as loteadoras quem arregaçam as mangas para entregar tudo pronto para a população. A ITV Urbanismo, além de seguir as leis à risca, se compromete a entregar os serviços de qualidade, abrindo mão até de grandes áreas loteáveis para construção de bolsões para escoamento de água pluvial, além de revitalizar áreas degradas às margens dos córregos.

Foto: Freepik

Apesar das exigências, ainda há no Brasil muitos loteamentos clandestinos, que colocam a vida dos moradores em risco. Segundo o Instituto Trata Brasil, mais 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, 1 milhão e 718 mil moradias no País não têm banheiro e 100 milhões vivem sem acesso à coleta de esgoto. Na atualidade, com a pandemia de coronavirus, esses números se tornaram ainda mais alarmantes, pois, além do isolamento social, a principal recomendação das autoridades mundiais de saúde no combate a COVID-19 é intensificar o cuidado com a higiene.

Por isso, antes de comprar um terreno, veja a procedência da loteadora. Uma das formas, é avaliar se tem o selo Aelo-Tap, uma iniciativa da Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Aelo-TAP) para dar mais segurança ao consumidor de que o empreendimento onde ele quer adquirir um lote passou por todas as etapas legais de aprovação e tem a documentação necessária para sua venda.

Saneamento é básico e pode prevenir 4 problemas comuns 3

Veja os 4 principais problemas que surgem da falta de saneamento básico adequado:

1 – Doenças

Para cada R$ 1 gasto com saneamento, se economiza R$ 4 em saúde pública, evitando o tratamento de doenças primárias como diarreia aguda, parasitárias, bacterianas e virais, como o coronavirus.

2 – Mosquitos

Os mosquitos da malária, febre amarela, dengue, zika e chikungunya proliferam em áreas sem saneamento básico, onde o esgoto e o lixo não coletados acumulam água parada.

3 – Enchentes

Enchente não é culpa da chuva, é um problema da falta de planejamento e crescimento desordenado. A cidade precisa melhorar a infraestrutura de drenagem nas vias públicas.

4 – Rios mortos

Os rios que recebem esgoto sem tratamento e lixo cheiram mal e não têm oxigênio para ter vida. Rios e córregos canalizados escondidos embaixo da cidade também sofrem com esgoto clandestino.

Fonte: Trata Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *