Conheça 5 curiosidades inusitadas sobre o município gaúcho
Bem no meio do mapa do Rio Grande do Sul, existe uma cidade cheia de fósseis de dinossauros e beleza naturais. A 180 km de Porto Alegre e com pouco mais de 30 mil habitantes, Candelária completa 95 anos neste dia 7 de julho.
E a ITV Urbanismo, com seus 83 anos, se orgulha de expandir sua área de atuação e passar a fazer parte dessa história, com um novo loteamento inspirado nas belezas desse município gaúcho.
Confira a seguir 5 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre essa pedra rara lapidada por quase um século de muita história.
1 – Terra dos dinossauros
O território onde está Candelária é cortada pela BR-287, apelidada de Rodovia dos Dinossauros, por ser uma região onde foram encontrados muitos fósseis dos animais pré-históricos da era Triássica, entre 200 e 250 milhões de anos atrás. No trajeto, Candelária é a cidade com o maior número de fósseis, o que a tornou famosa entre arqueólogos do Brasil e do mundo. Parte desse acervo pode ser visitado no Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues.
2 – Aqueduto de mais de 300 m
Uma das atrações turísticas de Candelária é uma visita de volta ao século 19. O Aqueduto de Candelária, a 3 km do centro da cidade, tem 304 m de comprimento e 79 arcos simétricos, foi construído por escravos, por volta de 1870, a mando do imigrante alemão João Kochenborger, um dos fundadores da colonização germânica em Candelária. Na época, pelos arcos passavam as águas que moviam duas rodas de água e movimentava engenhos como moinhos de trigo e de milho.
3 – Decoração de Natal e Páscoa
Quem mora em Candelária já deve estar acostumado com os esforços da prefeitura na preparação da Páscoa e do Natal. Além de apresentações teatrais e musicais, durante essas duas épocas do ano, os enfeites tomam conta na cidade. Há quem diga que os turistas podem até confundir a vista com Gramado, outra referência gaúcha que encanta a todos com as iluminações e eventos natalinos.
4 – Musa do Sol
O Musa do Sol, um dos principais concursos de beleza do verão gaúcho, nasceu às margens do Rio Pardo, no balneário Carlos Larger, de Candelária. O evento é realizado há 30 anos e reúne até 8 mil pessoas a cada edição. No próximo ano, o concurso será expandido para Santa Catarina e Paraná, dando início a um projeto de integração, que busca tornar o evento nacional.
5 – Novo empreendimento
A ITV Urbanismo está expandindo os horizontes de Uberlândia e São Paulo para o resto do Brasil e a primeira parada será Candelária. O projeto é de um loteamento residencial, inspirado nas belezas naturais da cidade gaúcha, no aqueduto e na descoberta dos dinossauros. O novo empreendimento da ITV da Urbanismo vai levar mais inovação, lazer e qualidade de vida para aqueles que continuarão a escrever a história de Candelária. Aguarde, porque em breve você terá todos os detalhes.
Gostou? Tem mais. Apesar do distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Candelária está se preparando para o 95º aniversário da cidade e já divulgou as atividades programadas, que vão do dia 7 ao dia 18 de julho. A agenda foi toda pensada para seguir as recomendações de enfrentamento a pandemia e inclui lives, cinema drive in, estátuas vivas e muito mais.