5 passos para você ter uma casa sustentável


5 passos para você ter uma casa sustentável

Será que uma casa sustentável é apenas aquela em que há a separação do lixo reciclável do lixo comum ou onde não se entram sacolinhas de plástico? Não. Esses são apenas alguns dos tantos hábitos que as famílias devem adotar.

Para se ter uma casa sustentável é preciso que algumas medidas sejam tomadas antes mesmo do início das obras, desde a escolha das técnicas aos materiais utilizados.  Existem até certificações para esse tipo de projeto, como o AQUA-HQE e o selo ouro do Green Bulding Council.

Esse modelo de moradia vem crescendo muito no Brasil e não é recente. Na década de 1970, depois da Crise do Petróleo, virou uma tendência. Segundo o Green Building Council Brasil (GBC), o país é o quarto do mundo na quantidade desses lares verdes, ficando atrás somente da China, Canadá e Índia.

Além de fazer a sua parte pelo meio ambiente, o proprietário pode ter uma economia significativa por mês nas contas de luz e água, pois é primordial o uso de energia solar e de sistemas feitos com cisterna, para reutilizar a água da chuva, entre outros critérios.

Se você chegou até aqui e quer ter uma casa sustentável de referência é preciso ficar de olho em 5 quesitos básicos que a ITV Urbanismo selecionou pra você.

1 – Localização

A primeira preocupação ao se construir uma casa sustentável é escolher bem o lugar. O imóvel precisar ter fácil acesso ao transporte público e ao comércio, para você ter tudo ali pertinho e evitar o uso do carro, reduzindo assim a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Ou seja, é preciso que a residência se conecte ao máximo com o entorno do bairro e ainda tenha uma orientação de fachada, para garantir ventilação e luz natural pelo máximo de horas possível durante o dia.

2 – Materiais

Dê preferência por material reciclável e reutilizável, assim como madeira legal de reflorestamento. Você pode usar ainda tijolos e telhas ecológicas, bambu, e blocos de adobe e concreto verde. O importante é reduzir a quantidade de resíduos. Uma solução é investir em sistemas estruturais pré-fabricados, como a estrutura metálica ou em concreto pré-moldado. Outra ideia são os telhados verdes, que funcionam como um isolante térmico, controlam a umidade da casa e proporciona conforto acústico.

3 – Luz natural

5 passos para você ter uma casa sustentável 2

A arquitetura deve privilegiar a luz do sol e, com isso, dispensar ao máximo o uso de lâmpadas. Quanto maiores forem as janelas, vidraças e portas de vidros, mais iluminada e arejada sua casa será. Além de economizar com a conta de energia, os moradores terão mais saúde, com produção de vitamina D e redução de estresse.  Um ambiente iluminado evita ainda problemas de visão causados pela luz artificial. Outra opção são os painéis de energia fotovoltaica, que geram toda a eletricidade para chuveiro e eletrodomésticos, a partir da energia captada do sol.

4 – Uso da água

Uma outra opção sustentável é o uso de reaproveitamento da água da chuva, que pode ser usada na limpeza, para aguar uma horta, na descarga, menos para o consumo. Para construir esse sistema de captação é necessário calha, tubulações, filtros para reter galhos e folhas, um separador para descartar impurezas e um reservatório para armazenar a água pluvial. Tenha também válvulas na descarga dos banheiros com dois tipos de pressão. Isso pode economizar em média 35% o consumo.

5 – Lixo

5 passos para você ter uma casa sustentável 1

Além de separar o lixo reciclável, reduza ao máximo o uso de material descartável. Conserte, ao invés de comprar um novo e procure comprar produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil. Seja solidário. Doe roupas, sapatos e aparelhos que não usa mais. Tenha em casa uma pequena composteira com restos orgânicos como cascas de frutas, legumes e folhas, ela produz adubo natural para o seu jardim e a sua horta, além de reduzir significativamente o lixo que vai para o aterro.

Se você quer ter uma casa sustentável, venha escolher o lugar onde construí-la acessando os loteamentos da ITV Urbanismo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *