Primeiro, precisamos desfazer o mal-entendido que já começa pelo título. O que nem todos sabem e vem escrito errado até mesmo nas embalagens, é que a maior parte das ervas medicinais não é considerada chá. A camomila, capim-cidreira e hortelã, entre outros, que você geralmente encontra em sachês no supermercado são, na verdade, infusões. A exceção é a Camellia Sinensias, de onde derivam o chá preto, chá vermelho, chá oolong, chá verde e chá branco, segundo a produtora de orgânicos, Mara Porto.
Mara é uma estudiosa das ervas e plantas medicinais, sócia da Bruma Agroecológica, um projeto criado na vizinha Patos de Minas, a 220 km de Uberlândia, que assim como a Horta Lá de Casa, criada no bairro Novo Mundo em uma parceria entre a ITV Urbanismo e ONG Ação Moradia, produz alimentos sem agrotóxicos e químicos, com base na agricultura agroecológica. “É um retorno super gratificante. Não é apenas com fim financeiro. Eu acredito que esse universo das ervas e do alimento sem agrotóxico é um servir com um propósito muito grande, o de trabalhar para a saúde”, afirmou Mara.
Na verdade, as bebidas preparadas com ervas são chamadas de infusões, com exceção dos chás feitos com Camellia Sinensias
E para quem adora um chazinho, ou melhor, uma infusão, a professora passou 4 combinações que ela mesmo prepara e são os mais procurados pelos clientes, principalmente agora, durante a pandemia. Os blends vão te ajudar a enfrentar esse período, quando os ânimos estão à flor da pele e mais do que nunca, precisamos estar com a imunidade alta, de bem com a vida e em forma. “São ótimas infusões, mas as pessoas precisam saber que nenhuma faz milagre. Vão ajudar, mas não funcionam sozinhos. É um complemento de uma boa alimentação e prática de atividade física”, disse Mara Porto.
Todas as bebidas são resultado de um trabalho artesanal minucioso, desde o plantio, a colheita, a higienização, desidratação e a criação dos blends. Por isso, a produção agroflorestal garante ervas com muita mais potencialidade medicinal e aromática do que encontramos em bebidas industrializadas.
1 – Desintoxicante
A infusão auxilia na desintoxicação, acelera o metabolismo e tem propriedade diurética, por isso elimina o excesso de líquido do corpo e desincha, ajudando no processo de emagrecimento, sendo um aliado da alimentação saudável e das prática de atividades física.
Componentes: chá verde, hibisco, cavalinha e canela em pau.
2 – Digestivo
Auxilia na eliminação de gases intestinais e para quem tem má digestão, com aquela sensação de barriga inchada e até mesmo dor de cabeça após a alimentação. Pode ser tomado durante e depois das refeições.
Componente: capim-limão, cardamomo, limonete, casca de laranja e óleo natural de laranja doce.
3 – Antigripal
Fortalece o sistema imunológico, que é o que mais precisamos manter em bom funcionamento nesse período de pandemia, além de ajudar a aliviar quadros de gripe e alergias, como rinites e bronquites.
Componentes: Folhas e flores da moringa, erva cidreira (melissa), flor de limão-taiti, cúrcuma (açafrão) e o gengibre desidratados.
4 – Calmante
Ajuda em quadros de irritabilidade, desconforto para dormir e insônia, funcionando como um calmamente natural, com relatos de pessoas que já ficarem livres de alopáticos para conseguir pegar no sono.
Componentes: Lavanda, melissa, camomila, jasmim e passiflora (folha do maracujá)